
Sobre Marolas, Carnaval Fora de Época e outros Frevos
Geraldo Vandré nos ensina que “Quem sabe faz a hora não espera acontecer” e isto é realmente uma grande verdade que até os militares na época de chumbo da ditadura de 1964 viviam repetindo e se vangloriando que souberam fazer esta hora.
Eu, Jaiel de Assis digo: Quem não sabe fazer a hora faz marola e carnaval.
Fazer a hora e fazer carnaval exige competência e eficácia e desejo qualitativo de transformação, se não a hora vira tempos de escuridão ou um carnaval sem graça.
Um exemplo de quem sabe fazer a hora é da líder sindical do Sindicato dos trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, Margarida Maria Alves, assassinada há 22 anos por organizar os trabalhadores rurais e lutar contra o latifúndio.
Margarida sabia que para mudar a vida é preciso se organizar e lutar por nossos direitos e que não se muda a vida das pessoas simplesmente mudando seus nomes ou o de suas cidades, é preciso mais, lutar pela transformação qualitativa da vida.
Outro exemplo, agora de quem não sabe fazer a hora mais que sabe muito bem fazer marola e carnaval é do vereador pelo PSB Flávio Eduardo Maroja o tão querido “Fuba” que tão bem arrastas as multidões, principalmente da classe média de João Pessoa, atrás das Muriçocas ou atrás do trio elétrico que parecer o mesmo carnaval.
Não conheço esse diferenciado “Fuba”, mas sei ser bom compositor, cantor e carnavalesco que quer mudar o nome de João Pessoa e revolucionar a vida da cidade.
Eu particularmente gosto do nome da cidade de João Pessoa não pelo João que deu origem ao nome, mas por meu pai se chamar João e pelo sobrenome Pessoa que cabe a qualquer um de nós pessoinha do povo sem nenhum nome tradicional a não ser a alcunha que as elites gostam de nos apelidar de Zé povinho.
O carnaval está nas ruas da ainda João Pessoa e quem está gostando são os famosos numerologistas que já preparam seus de melhores nomes e mantras para ajudar a transformar a velha e bela cidade Jardim.
“Fuba” certamente seguirá a frente deste cortejo cantando o hino das Muriçocas, com a nova bandeira da Paraíba, sem o “Nego” que tantos confunde com negro, num lindo carnaval fora de época.
Notas:
Marola – onda violenta, vagalhão. No popular no Brasil, muito barulho por nada.
Frevo – Um ritmo popular do tradicional do Carnaval do Estado de Pernambuco – Brasil
Carnaval Fora de época – São prévias do carnaval que se realizam e várias cidades principalmente do nordeste brasileiro fora das datas oficiais.
Muriçocas – Um tipo de mosquito, nome de um Bloco de Carnaval de João Pessoa – Paraíba
João Pessoa – Governador da Paraíba, líder da revolução de 1930 que seria vice-presidente de Getúlio Vargas e foi assassinado na cidade de Recife- Pernambuco.
Após sua morte a capital do estado da Paraíba passou a se chamar “João Pessoa” em sua homenagem.
Paraíba e Pernambuco – Estados do Nordeste do Brasil.
Geraldo Vandré – Grande compositor Brasileiro que foi perseguido e torturado pela ditadura militar instalada no Brasil no golpe de 1964.
É autor das músicas Disparada e Pra não dizer que não falei das flores.
Margarida Maria Alves líder sindical do Sindicato dos trabalhadores rurais da cidade de Alagoa Grande – Paraíba e que foi assassinada há 22 anos pelo latifúndio.
PSB – Partido Socialista Brasileiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário